Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    domingo, 2 de dezembro de 2012

    SOFISTICAÇÃO À MESA... SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL!

    Saborosas saudações, amigos e amigas do blog Pecado É Resistir.

    Raramente eu ouço alguém dizer que não gosta de Rolinhos Primavera.  Este petisco (ou apteizer) chinês é muito apreciado, sobretudo quando vem recheado com carne suína e molho agridoce (hummmmm... encho a boca d'água só de pensar).    Muita gente, no entanto, não sabe como é fácil de fazer em casa e sem mencionar as variações possíveis.

    Na dica de agora, Rolinho Primavera de Pato e Chutney de Figos. Ai, ai, como é bom comer bem!




    De massa fina, frita e crocante, em forma de rolinhos e recheada com legumes ou carne é invariavelmente servida com molho agridoce.  Rolinho Primavera é sem dúvida um símbolo chinês!

    A palavra harumaki (do japonês haru = primavera; maki = enrolado), deu origem ao nome que conhecemos popularmente.  Reza a lenda que os famosos rolinhos surgiram durante a celebração do Ano Novo Chinês, chamado de Festival da Primavera.

    Os primeiros rolinhos eram feitos com legumes e vegetais frescos da colheita da estação, a carne surgiu como uma variação, muito posteriormente.  Como em muitas culturas, também na chinesa há misticismo para a chegada do ano novo, a cor dourada do rolinho frito simboliza a prosperidade e riqueza para o ano vindouro e quem o come garante sorte e prosperidade para o ano que se inicia.

    Gosto muito de transmitir essas curiosidades, não por crer (não sou místico), mas porque entendemos a cultura e a formação de um povo.  E a gastronomia, digo com certa liberdade descompromissada, é praticamente um estudo antropológico da humanidade.  Através dela conseguimos desvendar os hábitos dos povos de todo o globo.

    Mas, deixemos de conversa e vamos para a receita.

    Receita: Rolinhos Primavera de Pato com Chutney de Figos
    Categoria: Apteizers
    Subcategoria: Carnes de Caça

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    Ingredientes:


    • 6 folhas de harumaki (encontradas em casas de produtos naturais e orientais).
    • 2 coxas de pato confitadas (confit de canard)
    • 4 colheres de sopa de geleia de figo
    • 50 ml de vinagre balsâmico
    • 1 pitada de gengibre em pó
    • sal e pimenta

    PREPARO

    Em uma panela pequena, coloque a geleia e o vinagre.  Adicione uma pitada de gengibre e mexa bem.  Deixe reduzir em fogo baixo (zimmer) por 10 minutos.  Mexa constantemente para não queimar.

    Enquanto isso, pegue os confits de canard, removalhe o excesso de gordura com um pano culinário limpo (tipo perfex), desfie-o com os dedos e reserve.

    Pré-aqueça o forno a 210o.C.  Acomode o confit já desfiado e o chutney de figo, misture bem e reserve.  Corte a massa de harumaki em retângulos (pode ser massa folhada ou massa filo se não conseguir encontrar). 

    Coloque um pouco do recheio, dobre as pontas para dentro e enrole.  Sele o rolinho com um pouco d'água com o auxílio de um pincel.  Repita este processo com os demais.

    Forre uma assadeira com papel manteiga e acomode os rolinhos.  Asse por 15 minutos a 210o.C aproximadamente (ou até que ele fique dourado e crocante).

    ************Dica do Chef************

    Assista ao vídeo de minha participação no Programa Band Gourmet com o Chef Gabriel Aleixo, neste vídeo ele mostra como é o fechamento do Rolinho Primavera que ele chama de "Spring Rolls".



    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    Realização de consultorias e treinamento em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!