Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    sábado, 21 de maio de 2011

    Para curtir o frio!

    Saudações, amigos (as) da boa mesa.


    Temos sido visitados constantemente pelo frio... algumas vezes, nos faz bater os dentes - outras vezes, fica bem fresquinho o dia; mas independentemente da reação que nos dá, é um período que pode ser bem aconchegante!


    E para garantirmos um bom aconchego, não há nada melhor que uma boa sopa.  E preconceitos à parte, uma Sopa Francesa de Cebolas, é "bão dimais da conta, sô!" - diria uma amiga mineira que tenho... risos.  Mas, por quê sopa de cebola? (você deve estar se perguntando.)  Bem, a cebola além de muito saborosa, possui muitas substâncias benéficas ao nosso organismo, sobretudo no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção das doenças típicas dessa época.


    Vamos falar um pouquinho dos efeitos benéficos da cebola.  A cebola possui propriedades que são:  antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, antiúlcera, entre outros.  Isso por conta principalmente de um agente chamado FLAVONÓIDE (um composto polifenólico que ataca os radicais livres deixando-os inofensivos ao organismo).


    Vejamos o seu efeito na formação de "catarata" (tipo de membrana que cresce sobre o cristalino no olhos, causando cegueira) em pacientes diabéticos.   Como é conhecida, a catarata é uma complicação relativamente comum em quadros de diabetes. Entre os mecanismos de ação descobriu-se que a enzima aldolase-reductase tem papel gerador de catarata.   Diferentes experiências demonstraram atividade inibitória da quercetina (flavonóide presente na cebola) sobre esta enzima, que seria do tipo não-competitiva e uma das mais potentes entre os diferentes agentes inibidores testados.


    Bem, fui um bom "vendedor de cebola" ou não?


    Não podemos deixar de lembrar que, outros componentes desse maravilhoso prato, também de grande tradição gastronômica mediterrânica, são extremamente benfeitores de nossa saúde alimentar, a citar-se: o azeite de oliva extravirgem, o vinho tinto e as ervas do bouquet garni.


    Já ficou mais interessante e aconchegante experimentar esse prato???  risos.


    Bem dito isso, para complementar o aconchego nesses tempos de frio, não esqueça de providenciar uma boa música, uma roupa quentinha e se possível for, uma ótima companhia.  É batata (ou melhor, cebola) que esse momento será deveras especial!


    Vamos à nossa receita



    SOPA DE CEBOLAS (FRANCESA)
    Ingredientes:

    1kg de cebola
    400ml de vinho tinto
    1 litro de caldo de carne
    50ml de azeite de oliva extravirgem
    2 colheres (de sopa) de açúcar
    1 colher (de sopa) bem cheia de manteiga
    3 colheres (sopa) de farinha de trigo
    1 baguete
    1 bouquet garni (3 folhas de louro, 2 ramos de alecrim, 2 cebolinhas)
    100 gr de queijo gruyère
    Sal a gosto
    Pimenta-do-reino branca a gosto
    1 maço de alecrim para decorar 


    Preparo:

    Descasque e corte a cebola em rodelas. Branqueie as cebolas em uma panela com o azeite por uns 5 ou 10 minutos. Retire as cebolas e reserve.

    Acrescente o açúcar no azeite das cebolas e mexa até dissolver, deixando caramelizar levemente junto com a cebola.

    Em outra panela, coloque a manteiga, deixe-a derreter e em seguida a farinha de trigo peneirada. Misture tudo muito bem, e fique mexendo até ela mudar de cor (de amarelo ouro para um bege claro).

    Acrescente o vinho e o caldo de carne.   Misture o açúcar caramelado e as cebolas.  Acrescente o bouquet garni para aromatizar.  Deixe cozinhar por 20 min.

    Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Corte a baguete em fatias, passe um pouco de manteiga e torre-as levemente.

    Finalização do prato:
    Coloque a sopa em uma cumbuca refratária, disponha as torradas sobre o caldo, polvilhe o queijo e coloque em forno bem quente para gratinar. Decore com o alecrim e sirva imediatamente.
     

    Dicas para a compra da Cebola:
    Quando comprar cebola, escolha aquelas que parecem mais pesadas para o seu tamanho. A casca deve estar seca e com aspecto de papel, sem manchas e umidade. Elas não devem ter um cheiro.

    Guarde-as em lugar fresco, arejado e seco. Na geladeira ou dentro de sacos plásticos elas durarão menos por causa da umidade. 



    Harmonização:
    Este prato requer a harmonização com um vinho tinto seco fino, preferencialmente das variedades Cabernet Sauvignon ou Syraz.


    Antes de tomar a sopa, acrescente uma colher do vinho tinto que for degustar, isso deixa a harmonização perfeita!


    Bom apetite!


    Chef Danilo Bueno
    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Escritor Literário
    Presta serviços de consultoria à Hotéis, Restaurantes e Similares em todo território nacional.
    Ministra aulas de vinhos e gastronomia individualmente ou para grupos.
    Contatos pelo email: contato@chefdanilobueno.com.br