Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    segunda-feira, 3 de novembro de 2008

    In Vino, Veritas!

    Desde o mundo antigo, essa bebida é muito apreciada, circundada por mitos, por paixões, desejos o certo é que é uma bebida fascinante. Presente sempre em ocasiões comemorativas, ou de conquista, de fato, além de saudável, o vinho é sensual.

    Abaixo, cito um fragmento extraído do site Wikipedia, onde quem tiver desejo de conhecer mais, poderá acessá-lo e deliciar-se com este assunto.

    E para os profissionais, dias 06 2 07 de novembro, em Florianópolis, SC, estará ocorrendo o Seminário Internacional de Indicações Geográficas no Brasil, Perspectivas e Desafios, confiram no link http://www.indicacaogeografica.ufsc.br/

    O artigo:

    O vinho (do grego antigo οἶνος através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva[1]. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos[2]; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas[3].

    A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes[4]. Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas, que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas[5][6]. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países[7]. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras[8].

    O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos actuais territórios da Geórgia[9][10] ou do Irão[11]. Crê-se que o seu aparecimento na Europa terá ocorrido há aproximadamente 6 500 anos, nas actuais Bulgária ou Grécia e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimónias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e Kiddush.