Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    sábado, 22 de setembro de 2012

    Alemanha - Uma Identidade Em Sabores!


    Olá, amigos.

    Saborosas saudações para todos!

    Hoje falarei sobre duas deliciosas missões...  A harmonização de cervejas especiais (gourmets) com um tradicional prato alemão: “Einsbein mït Sauerkraut” ou em bom português: joelho de porco com chucrute.

    Digo não ser fácil pelo seguinte motivo, a carne de porco é uma verdadeira iguaria com sabor marcante textura tenra em contraste com as mostardas tradicional ou escura e tudo isto somado à acidez do chucrute é de deixar qualquer harmonizador receoso.


    A harmonização de alimentos e bebidas não é algo novo, porém devemos sempre ter muito cuidado para não frutarmos as expectativas dos comensais e causar transtornos irreparáveis a todos.

    Bem não deve restar dúvida a todos que o prato de hoje é de origem alemã e a cerveja também, certo? Errado! A cerveja, assim como o vinho surgiu entre o povo da Mesopotâmia, próximo onde hoje estão os territórios do Irã e Iraque.

    O povo que ajudou o mundo ocidental desenvolvendo a Matemática, o comércio e a navegação, também deu-nos o vinho e a cerveja. Os alemães se destocam como o povo que é um grande apreciador da bebida e que também criou uma verdadeira escola cervejeira uma das mais importantes e respeitadas do planeta: A Escola Alemã de Cerveja.

    O estilo consagrado pela Escola Alemã foi sem dúvida a Lager –uma cerveja de baixa fermentação e teor alcoólico mais baixo. Correspondem a este estilo os tipos: Dunkel, Bock, Schwarzbier, Viena e Rauchbier; também a Ale – de alta fermentação maior teor alcoólico e mais encorpadas. Correspondem a este estilo tipos como: Weizen, Wit, Altbier, Kölsch, Pale Ale, IPA e Stout.

    Especialmente falando-se em Brasil, por aqui o estilo Pilsen (ou Pilsner) de tipo Lager, mais leve e refrescante agradou mais ao paladar. Cerveja esta que, surgiu na antiga Tchecoslováquia na cidade de Pils (por isso do seu nome Pilsner ou Pilsen), região da Bohemia que é também famosa por seus cristais e que viu neste tipo de cerveja mais límpida e leve uma boa forma de promoção.

    Mas, voltando para a Alemanha e seu prato clássico, dentre todos os tipos de cerveja (exclusivamente alemã) a que melhor harmonizará será Weizen (cerveja de trigo que tem peculiar aroma de banana caramelada, um pouco de presença herbal como manjericão e um toque muito sutil de anis estrelado na boca é uma outra festa provocada pela banana e a presença do amargo do lúpulo.

    Este tipo de cerveja se revelou como ideal também por sua acidez equilibrada se balanceando com acidez do chucrute. Tive esta gratificante missão de degustar esta tríade alemã aqui em São Paulo, provando o prato no Restaurante Von Kessel e a cerveja na Mr. Beer, ambos no Shopping Eldorado.  O Restaurante Von Kessel localizado no último piso do Shopping confere um ambiente agradável para momentos leves com amigos e/ou a família parecendo estar dentro de uma micro cervejaria.

    Outro lugar que merece meus elogios e recomendação é Quiosque da Mr. Beer no primeiro piso farta variedade de cervejas sendo possível uma volta ao mundo através das cervejas indo do Brasil ao Japão, degustando cada dia do ano uma cerveja diferente sem repeti-la.


    Danilo Bueno
    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    Realização de consultorias em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!