Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    terça-feira, 29 de setembro de 2009

    "As Flores Vão à Mesa"


    Saudações, Amigos (as) amantes dos prazeres sensoriais.

    Sei que pareceu muito “fresca”, no sentido pejorativo, essa saudação, mas não deixa de ser uma verdade, pois, a gastronomia é a arte do domínio da sensoriedade, ou seja, o domínio dos sentidos do homem.

    Pensemos um pouco sobre essa questão.

    Você adentra a casa totalmente ansioso, praticamente nem cumprimenta ninguém, já chega perguntando de lambuja: “O que teremos para jantar?”. Eis que, nesse instante – aqui entra aquela música dos filmes de Hitchcock (risos) – você olha para a mesa, e vê, uma massa acinzentada, mole, com um aspecto nada bonito e sua primeira reação é dizer: “eca, que nojo!”. Daí, sua esposa completa: “mas, querido, esse prato é riquíssimo em vitaminas e sais minerais, além de contribuir para a diminuição do seu nível de colesterol”. (risos).

    Pensando bem, nem tudo o que é nutritivo e saudável, deve ser gostoso! (risos).

    Afinal, não basta ter apenas um ou outro, tem de haver harmonia, equilíbrio, para tudo o que você esteja fazendo seja aprazível por completo.

    A gastronomia, na visão masculina e despreconceituada, é como se observar a uma linda mulher, aquela de seus sonhos, e que mexe com todos os seus sentidos, à primazia agrada aos olhos, então, você se encanta com sua voz, depois, pela deliciosa experiência do toque sobre sua pele, então, você se aproxima ainda mais e sente aquele perfume instigante e maravilhoso, quando por fim, degusta seu paladar com um doce e longo beijo.

    Afinal, caso seu prato ou a mulher não o agrade, você rejeita, não demonstra interesse.

    Pensar que quem se servirá de sua obra, é a mulher que você mais desejou em toda sua vida e que aquele será o momento máximo de sua conquista!

    Você, que me lê nesse momento, pode até pensar que eu falo nesse momento com muito exagero, não havendo lógica, mas, oras... O que é a paixão, senão a ilógica, a negação de tudo o quanto é convencionado como padrão... É amar, é abnegar-se... É algo que transcende tudo o que há de real, de concreto, é viver a ilusão e fantasia.

    Por isso, meu caro, confesso com essas palavras, sou apaixonado por esta arte e esta é minha amante por toda a vida.

    Mas, voltemos ao causídico em questão.

    Como forma de se agradar aos olhos, muitos chefes têm se utilizado de flores comestíveis nas finalizações de seus pratos, o que lhe confere uma delicadeza sem igual, mas, sem exagero e ocupando lugares previamente determinados, preenchendo espaços vazios.

    Temos várias flores que podem ser utilizadas, como a calêndula, a flor-de-abóbora, a violeta, o hibisco, a rosa, dentre outras, mas, uma observação que deve ser feita, elas não podem receber agrotóxicos e deve-se ter muito cuidado em sua higienização, tanto para que não a desfigure, quanto à que deva estar completamente saudável para ser ingerida.

    E seu toque sutil, deixa o prato muito charmoso!

    Lógico, sua contribuição está mais para o aspecto visual que o gustativo e não adianta caprichar em um e esquecer-se do outro, não se esqueça disso.

    Como um exercício, faremos uma Parfait.

    Para isso precisaremos de:Calendula
    Uma taça de Martini
    Amoras negras
    Framboesas
    Morangos
    Cerejas “in natura” (não utilize cerejas em calda)
    Flores de calêndula
    Violetas
    250 ml Creme de leite fresco
    100g de açúcar refinado
    1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
    Essência de baunilha
    1 folha de gelatina incolor e sem sabor (opcional)

    Preparo:
    *
    ****Higienização*****

    Antes de qualquer coisa, iremos higienizar nossos insumos naturais separadamente.

    Após esse período, lave-as novamente e deixe-as escorrer para ficar sem água.
    Seque delicadamente com uma folha de papel absorvente (toalha de papel) e reserve.

    Creme Base:

    Antes de ferver, retire do fogo e deixe que a temperatura caia.

    Hidrate a gelatina.

    Montagem da sobremesa:
    Na taça de Martini, coloque o creme base, de modo que ocupe apenas 1/3 de seu espaço. Disponha de maneira equilibrada as frutas, polvilhe o açúcar de confeiteiro e com uma colher, espalhe a gelatina sobre as frutas (opcional, a função dela é de apenas apresentar brilho e de aumentar a conservação da sobremesa, quando esta não for ser consumida no mesmo dia). Leve à geladeira por 30 minutos.

    Disponha algumas flores sobre a sobremesa e sirva imediatamente.

    Sirva com a sobremesa uma espumante brut, aconselho a Espumante Arte Brut da Casa Valduga, feita de Pinot Noir e Chardonnay, ou a Sperone Prosecco.

    Encante e impressione.

    Bom apetite!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!