Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    quarta-feira, 19 de outubro de 2011

    Fondue à Piemontesa


    A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.


    Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas.

    Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.


    Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça.
    A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

    Fondue (fundida) é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.


    Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. 

    Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos. Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.

    Existe também a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias, e a japonesa.

    Receita: Fondue à Piemontesa
    Categoria: Entrada
    Subcategoria: Cremes


    Ingredientes:
    600g de queijo fontina
    750ml de leite
    12 fatias de pão de forma
    6 gemas
    120g de manteiga

    Preparo:
    Corte o queijo em cubos, coloque em uma tigela e despeje o leite frio por cima. Deixe descansar por no mínimo 2h. Corte as fatias de pão em triângulos e leve ao forno para tostar. Mantenha-as aquecidas.

    Coloque o queijo e o leite em uma panela, adicioe as gemas e a manteiga, cozinhe em banho-maria em fogo moderado, batendo sem parar até que o queijo derreta e fique com aspecto cremoso.

    Dica:
    O ponto ideal de cozimento corresponde às primeiras bolhas d´água do banho-maria.

    Sirva em uma sopeira, com as torradas ao lado.

    Chef Danilo Bueno
    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Escritor Literário
    Presta serviços de consultoria à Hotéis, Restaurantes e Similares em todo território nacional.
    Ministra aulas de vinhos e gastronomia individualmente ou para grupos.
    website: 
    http://www.chefdanilobueno.com.br
    Contatos pelo email: contato@chefdanilobueno.com.br

    Um comentário:

    1. Caramba! Fiquei com fome e resolvi dar uma espiadinha aqui hahahaha
      Incrível esse fondue hein?! Olhei a receita, e cadê aquele tanto de queijos?! hehehe
      Fica parecido, igual ao que estamos acostumados a comer?!!!!

      Beijãozão*

      ResponderExcluir

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!