Seja bem-vindo ao blog que é um verdadeiro curso de gastronomia online, onde os melhores vinhos se encontram e harmonizam receitas, eventos, treinamentos e qualidade de vida.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Anéis de Netuno
Saborosas saudações, amigos (as) do blog.
Conversaremos um pouco sobre Frutos-do-Mar, especialmente sobre lula. Não é consenso todos amarem frutos-do-mar, assim como peixes. Contudo, dentre a fauna marinha a lula talvez seja a iguaria mais apreciada, seja por sua textura leve e tenra ou por seu sabor suave.
A lula é por definição um molusco cefalópode bi-valve. Acredito que para muitos eu tenha falado grego, russo, turco, japonês ou tudo isso junto e misturado (risos), biologicamente falando é esta sua classificação, o que trocando em miúdos o que precisamos todos saber é que trata-se é um animal invertebrado e sem tronco, sua cabeça está diretamente ligada aos seus "pés" (por isso cefalópode) - e cá entre nós, que ninguém nos ouça é delicioso!
A lula e o polvo (primos em algum grau), são distintos praticamente pelo seu tamanho, pois, possuem as mesmas características e gastronomicamente ambos podem ser preparados da mesma maneira. É interessante notar que quando compramos o animal inteiro, ele vem com uma bolsa de tinta em sua cabeça e ao contrário do que alguns pensam ela não é tóxica, justamente o contrário, é comestível e a partir dela pode-se produzir molhos e inclusive dar um toque exótico ao seu arroz ou risoto (em massas também pode ser usada).
Para esta receita, usaremos as lulas em tamanho pequeno. Este prato pode ser servido como uma entrada que lhe garantirá um ar de sofisticação e certamente agradará seu convidado. Pode-se encontrar com certa facilidade todos os ingredientes.
O que mais falar? Vamos preparar e deliciar-se com este prato, portanto chega de conversa.
Entrada: Anéis de Netuno
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 40 minutos
INGREDIENTES:
Molho de iogurte e endro
½ xícara (chá) de iogurte (aproximadamente 125 g)
8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (sopa) de endro picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Lula frita
½ kg de lulas bem pequenas
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
PREPARO:
1) Molho de iogurte e endro:
Bata o iogurte por 1 minuto no liquidificador. Sem parar de bater, adicione lentamente o azeite de oliva e continue a bater até obter uma emulsão. No final, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje em uma tigela, misture o endro e reserve dentro da geladeira.
2) Lula frita:
Lave as lulas, limpe-as e tire a pele. Corte o corpo em anéis e mantenha os tentáculos íntegros. Seque-os, empane na farinha de trigo temperada com o sal e a pimenta-do-reino. Elimine o excesso de farinha de trigo e reserve.
3) Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 4 minutos. Junte, aos poucos, os anéis de lula e os tentáculos e frite por 1 minuto ou até ficarem crocantes. Retire com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel.
4) Montagem: arrume os anéis de lula e os tentáculos em uma pequena tigela e sirva com o molho de iogurte com endro. Decore com endro.
Danilo Bueno
Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
Bistronomique Consultoria Gastronômica
(19) 8262-5987
contato@chefdanilobueno.com.br
Realização de consultorias em território nacional!
Marcadores:
anéis,
calamares,
Chef Danilo Bueno,
entrada,
frutos do mar,
frutos-do-mar,
lula,
Netuno,
receita especial,
refrescante
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!