Aqui está a prova, em matéria do Jornal METRO de SP, publicado no dia de hoje (04/05/2011), de 30 restaurantes Self Service localizados em Shoppings da Capital Paulista, 28 foram reprovados pela avaliação sanitária.
Grande número dos problemas está ligado ao manuseio inadequado de alimentos desde o seu recebimento até a o serviço do prato ao cliente. O agente contaminador mais comum é a bactéria Escarichia Coli - ou simplesmente E-coli - para ter uma idéia de quem é esse "sujeito", a E-coli é uma bactéria biologicamente classificada como coliforme e é encontrada em grande número nas fezes.
É isso mesmo!
A imensa maioria dos alimentos consumidos em locais públicos, é contaminada por coliformes fecais por conta de maus hábitos dos manipuladores (cozinheiros, ajudantes, garçons...). O resultado mais comum em alguém que consuma um alimento contaminado por esse agente biológico é:
- vômitos
- diarréias
- náuseas
- dores abdominais
- febre
Ter apenas bons hábitos de higiene pessoal não bastam, mas é fundamental! Contudo, complementarmente, devemos também fazer uso de práticas de recebimento, manuseio, pré-preparo, cocção e acondicionamento adequadas à legislação sanitária e com o emprego de agentes desinfectantes eficientes e eficazes.
Alterações nas técnicas de preparo e cocção também podem ser aliadas à prevenção da contaminação.
Contacte um profissional especializado para realizar uma consultoria em seu restaurante, lanchonete e cozinha industrial. Ele será de fundamental importância para a identificação das falhas, a sugestão de correções, a adequação procedimental e principalmente, lhe previnará dos vexames de ter seu restaurante autuado e, em alguns casos lacrado pela vigilância sanitária.
Entre em contato:
Danilo Bueno
Chef de Cozinha Internacional e Sommelier
Bistronomique Consultoria Gastronômica
contato@chefdanilobueno.com.br
Realização de consultorias em território nacional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!