Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    quinta-feira, 18 de outubro de 2012

    COELHO À CAÇADORA


    Saborosas saudações, amigos (as).

    Coelho é um animalzinho simpático, fofo e também delicioso!

    Em muitos lugares do mundo (inclusive no Brasil) o coelho é tratado como praga, dada sua capacidade de multiplicação extremamente rápida e pela quantidade de filhotes que nascem de cada vez.  Seu crescimento, se não for controlado, pode desequilibrar todo um ecossistema.

    Em países como Austrália, a caça a este simpático animal é permitida.  Diferentemente, o Brasil não permite a caça esportiva mas, é possível comprar o animal em criadores autorizados ou mesmo já limpo em algum açougue (o que nos poupa grande trabalho!

    Não se deve jamais deixar o sentimentalismo dominar nesta hora, o coelho (apesar de tudo) é uma excelente fonte alimentar.  Sua carne magra e levemente adocicada está entre as mais saudáveis e por isso não deve ser poupado de ser utilizado gastronomicamente.



    Os coelhos domésticos, criados por sua carne e também seu pêlo, diferenciam-se segundo seu tamanho, cor e texturam da pelagem, bem como pela qualidade da carne. Os animais maiores chegam a atingir 10 quilos, mas, os que são comercializados, com menos de 12 semanas de idade, pesam entre 1,2kg e 1,4kg só de carcaça, sem incluir as patas.

    São sempre tenros, pois, seu abatimento é precoce, devem ter o pescoço pouco alongado, as patas anteriores flexíveis e as unhas curtas, o fígado claro e sem manchas, a carne rosada, a gordura em volta do lombo bem branca e o rim bem visível.

    Antes de ser utilizada em uma preparação culinária, a carne de coelho, rosa-clara com gordura branca, precisa ficar de molho em uma marinada de vinho com temperos como cebola, cenoura, salsa, alho e tomilho. É recomendável evitar cozinhar demais a carne, pois pode ressecá-la.


    Trataremos, pois de uma receita que é um verdadeiro clássico da cozinha mas, extremamente simples e simplesmente magnífico em sabor!

    Acreditem em mim, vocês apreciarão muito esse prato que tem muito de sofisticação, embora seja muito simples seu preparo!

    Vamos para a receita?


    Receita: Coelho à Caçadora
    Categoria: Prato Principal
    Subcategoria: Carnes de Caça

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    Ingredientes:

    1 coelho de 1,5kg (cortado em pedaços)
    80g de manteiga
    3 colheres de sopa de óleo
    2 cebolas brancas
    100ml de vinho branco seco
    250ml de molho de tomate
    500ml de caldo de carne (pode ser em tablete)
    1 bouquet garni
    300g de champignons
    5 ramos de estragão
    5 ramos de cerefólio
    sal e pimenta-do-reino à gosto

    Preparo:

    Tempere o coelho com sal e pimenta.

    Refogue o coelho em uma caçarola com 40g de manteiga e o óleo. Retire-o, escorra-o e despreze a gordura. Coloque na panela, onde foi frito o coelho e jogado fora o óleo da fritura, as cebolas picadas e refogue por mais 2 a 3 minutos em fogo baixo. Devolva a carne de coelho à panela.

    Acrescente o vinho, deixe reduzir pela metade, junte o molho de tomate, o caldo de carne e o bouquet garni, tampe e deixe cozinhar por 45 minutos em fogo baixo.

    Lave os champignons e corte-os em lâminas finas (jullienne). Refogue em 20g de manteiga e tempere com sal e pimenta. Escorra-os, adicione à caçarola e cozinhe por mais 5 minutos.

    Pique as ervas. Acrescente mais sal ao molho, se precisar, cuidado, especialmente se usou caldo de carne em tablete, pois este é bem salgado! Misture a manteiga restante e mexa bem.

    Disponha sobre uma travessa e salpique ervas antes de servir.


    ************Dica do Chef************
    Prepare um molho de geléia de ameixas, manteiga e vinho, leve tudo ao fogo e deixe reduzir um pouco, regue diretamente sobre o prato, dará um toque suave lembrando o agridoce, fica explêndido.

    Fica muito bem acompanhado por legumes, sobretudo fricassé de legumes ou batatas dorê.









    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    Realização de consultorias em território nacional!


    Um comentário:

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!